Strings
Tutorial
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- Strings
- Inteiros, Floats e Calculadoras
- Listas e ciclos for
- Números Aleatórios
- Booleanos
- Donatello, a Tartaruga
- O Donatello quer ser um roomba
- Cifrar como César
- Fórmula Resolvente
- Encontrar o pi!
Neste programa estamos a usar uma função chamada print. Esta função pega numa string e imprime-a no ecrã. Uma string é texto rodeado de aspas duplas (“) ou aspas simples (‘), desde que o tipo de aspa no inicio seja igual à aspa no final.
- Vamos alterar o nome do vosso programa de João para Jarvis, inspirado no nome da Inteligência Artificial do IronMan
- A string (representada a vermelha) usa aspas duplas. Altere para usar aspas simples
- Faça com que o programa depois de se apresentar, imprima também “Estou à sua disposição”.
Agora que dominamos as strings, vamos aprender a evitar repetir strings. O código abaixo tem várias das coisas que o Jarvis diz. Mas se quisermos alterar o nome do Jarvis, temos de ir linha a linha alterar o nome dele (Imaginem programas como o Windows, onde existem biliões de linhas de código! Ninguém quer mudar nome nenhum assim!).
De forma a resolver o problema vão precisar de saber definir uma variável. As variáveis servem para evitar repetir operações, e organizar melhor o código. Por exemplo, depois de a=1+2
e b=3
, podemos fazer print(a+b)
que vai imprimir 6. Escusamos de ter tudo na mesma linha.
Mas as variáveis também funcionam com coisas que não números: numa linha em branco, escrevam: nome = "Jarvis"
. Depois noutra linha façam print(nome)
. Atenção que agora nome não está entre aspas! Isto quer dizer que vamos ler a string que guardamos em nome, e não a string “nome”!
A segunda coisa que vão precisar é juntar duas strings. A esta operação chama-se concatenar. Experimentem fazer print("aves" + "truz")
e ver o que imprime.
- Usando uma variável e a concatenação de strings, altere o exemplo seguinte para apenas existir uma vez escrito o nome
"Jarvis"
, mas sem alterar o resultado da execução do programa.