Tutorial

  1. Bem vindo ao Python!
  2. Strings
  3. Inteiros, Floats e Calculadoras
  4. Listas e ciclos for
  5. Números Aleatórios
  6. Booleanos
  7. Donatello, a Tartaruga
  8. O Donatello quer ser um roomba
  9. Cifrar como César
  10. Fórmula Resolvente
  11. Encontrar o pi!

Se o nosso programa precisasse de ter os dados de todos os jogadores da primeira liga, criar uma variável para cada característica (nome, idade, posição, golos, assistências) de cada jogador seria um trabalho muito aborrecido! Para guardar conjuntos de coisas parecidas, usamos listas (exemplo: [coisa, outracoisa, aindaoutracoisa].

  1. Estamos a escolher a melhor fruta do mundo como sendo a primeira da lista. Altere para ser a segunda (sem fazer batota e sem escrever print("banana")).

  2. Experimente fazer frutas[-1] e frutas[-2]. Consegue explicar como é que conseguimos ir buscar elementos a contar negativamente?

Agora que os programas começam a ficar complicados, podemos usar comentários (linhas que começam com cardinal, aquilo a que provavelmente chamam de hashtag) para explicar o que está a acontecer. Porque é importante explicar? Porque daqui a 1 ano quando voltarem a ler este programa, já não se lembram do que fizeram.

  1. Execute este programa e confirme que percebe porque é que o número 10 não está a ser impresso.

  2. Queremos agora fazer contagem decrescente (9, 8, 7, … , 1). Existem duas maneiras de conseguir isso com o que já sabem!

  3. Agora imagine que é um carteiro. Conte primeiro os impares e só depois os pares.